Jogo da Memória ─ Desafio de Programação
Um tradicional jogo de memória, criado usando somente as tecnologias Vue.js, HTML5 e CSS3.
Nesse desafio, o jogador deverá desvendar a localização de dez pares de bandeiras, e poderá figurar no ranking dos melhores participantes ao encontrar todos os símbolos na menor quantidade possível de rodadas.
Projeto open source, com seu código-fonte integral disponível no GitHub.
Ficha Técnica
Categoria | Projeto Front-End |
Sub-categoria | Desafio de Programação |
Site | memoria.eduardostuart.pro.br |
Tecnologias |
|
Código-Fonte | GitHub |
Autor | Eduardo Stuart |
Sobre o Projeto
O jogo pode ser testado visitando este endereço.
Detalhes
Desafio técnico de programação feito sob demanda, com o objetivo de exemplificar o uso das melhores técnicas de desenvolvimento de software em um jogo que usasse somente as tecnologias Vue.js, HTML e CSS.
Era necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Não seria permitido o uso de nenhum framework externo
- Somente poderia ser desenvolvido usando as tecnologias Vue.js, HTML5 e CSS3
- O jogo deveria apresentar um desafio de memória, com dez pares de símbolos a serem desvendados
- Inicialmente, todos os pares estão com suas faces ocultas
- O jogador tentará descobrir um par escolhendo duas cartas para cada tentativa
- Ao desvendar um par, as cartas correspondentes ficarão visíveis
- Se cometer um erro, as faces das duas cartas deverão ser novamente escondidas
- Os seguintes dados precisam ser obtidos/gerenciados:
- O nome do jogador, coletado antes do início da partida
- A quantidade de rodadas que ocorreram até então
- Um histórico das partidas da seção atual
- Ao terminar o jogo:
- O jogador receberá uma mensagem informando o encerramento da partida
- O total de rodadas que foram necessárias para encerrar a partida será exibida ao jogador
- Deverá ser exibido um ranking com a colocação de cada um dos participantes da seção atual
Telas capturadas
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Boas-vindas
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Obtendo o nome do jogador
- O nome será usado para felicitar o jogador ao final da partida
- O nome também será usado no ranking
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Durante a partida
- Em seguida, o tabuleiro é exibido ao jogador, inicialmente com todas as faces ocultas
- Na medida em que o jogador vai encontrando os pares, eles ficam visíveis
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Encerrando a partida
- Ao encontrar todos os pares, o jogador é felicitado
- É dada a oportunidade de iniciar uma nova partida, trocar de jogador ou voltar para a tela principal